Discos de vinil ainda estão desfrutando de crescimento de dois dígitos – até 19,2% em 2018 Leave a comment

Os discos de vinil não são mais antigos.

Na verdade, os números da Nielsen Music indicam que as vendas de LPs aumentaram 19,2% este ano. De acordo com o primeiro semestre, as estatísticas dos Estados Unidos, as vendas de álbuns do LP chegaram a 7,6 milhões.

Claro, isso é uma grande mudança desde o início dos anos 2000. Nesse ponto, o formato LP foi essencialmente declarado morto. Mas mesmo o ressurgimento de meados dos anos 2000 foi descartado como um modismo passageiro, um mero erro que acabaria sendo eviscerado pelos MP3 do iTunes.

Agora, os downloads do iTunes estão morrendo e há um revival completo de discos de vinil com mais de uma década. Porque é isso que todos nós previmos, é claro.

Na verdade, a explosão de streaming provavelmente está tendo um impacto enorme nas vendas de discos de vinil. Embora o streaming introduza muitas novas conveniências, incluindo extrema portabilidade, os fãs de música parecem estar perdendo esse produto tangível. E além do CD totalmente sem graça, o vinil é realmente o único produto tangível gravado na cidade.

Jack White, anteriormente do White Stripes, um antigo promotor do formato de vinil.

Na verdade, ele provavelmente é o maior líder de torcida do vinil. Talvez seja apropriado, então, que o recente álbum de White, Boarding House Reach, tenha chegado ao topo da lista da Nielsen no meio do ano, com 37.000 cópias vendidas.

White também possui uma das fábricas mais famosas do mundo: a Third Man Pressing, localizada no coração de Detroit.

Enquanto isso, o “Record Store Day” anual teve seu 11º e mais bem-sucedido evento este ano. Durante a semana RSD de 20 a 26 de abril, 580.000 LPs de vinil foram vendidos.

Parece peachy, embora o formato antigo é atualmente atormentado com problemas antigos. Os gargalos de produção são extremos e também as limitações desse formato.

Tudo isso está estimulando algumas inovações: recentemente, a Rebeat Innovation, com sede na Áustria, recebeu quase US $ 5 milhões em financiamento para desenvolver o HD Vinyl, um processo patenteado que apresenta ranhuras com inscrições a laser e uma pegada ambiental mais amigável.

A Rebeat Innovation afirma que seus discos terão maior qualidade de som e maior tempo de reprodução. Eles serão até compatíveis com versões anteriores e poderão ser reproduzidos em qualquer toca-discos existente.

A HD Vinyl está pronta para chegar ao mercado no verão de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *